FITO
REGULAMENTO DO FITO:
1. A primeira fase resume-se às inscrições, registo que é feito por ordem à medida que os concorrentes se apresentam na mesa. As inscrições são limitadas e sem distinção.
2. O sorteio será feito após o período das inscrições, não se podendo aceitar mais inscrições depois do sorteio.a) Se depois do sorteio ficar uma equipa de pernão, isto é sem ter com quem jogar, poder-se-á, excepcionalmente, aceitar mais uma e única inscrição, cuja equipa jogará, se não houver oposição, com a equipa que ficou de pernão no momento do sorteio.b) Nos sorteios seguintes não deverá ficar nunca nenhuma equipa de pernão pelo que se deverá fazer uma repescagem de entre as equipas eliminadas cabendo a vez à mais pontuada, ou por sorteio, em caso de empate, entre as empatadas melhor classificadas.
3. Antes do sorteio constituir-se-á um júri de três elementos de entre os participantes que ajudará a resolver eventuais dificuldades verificadas no decorrer do torneio. A decisão deste júri é soberana.
4. À medida que as equipas vão sendo sorteadas, vão ocupando o lugar no terreiro pela ordem por que foram sorteadas.Do Jogo
5. As equipas poderão fazer algumas jogadas de ensaio, não podendo ultrapassar cinco, após o que iniciarão o jogo a sério.
6. O Fito é jogado com malhas de pedra que cada jogador afeiçoará a seu jeito em dimensão e peso.
7. O Fito é jogado em terreiros a uma distância dos tentos, Mecos ou vintes de 25 m (vinte e cinco metros).
8. Será colocada uma raia fixa na direcção do outro Meco à distância de 2,5 m (dois metros e meio) dos vinte.a) A raia não poderá ser pisada ou ultrapassada pelo jogador enquanto não cair a pedra jogada.b) O jogador que ao jogar não respeitar as condições da alínea anterior perde o direito à jogada que ficará nula.Dos tentos, vintes ou Mecos
9. Os tentos poderão ter qualquer tipo de secção, mas a altura deverá ser, no mínimo, duas vezes e meia a base de assentação. Deverão igualmente ser bem visíveis, e, se possível pintados de cor que contraste com a terra.
10. Os tentos serão referenciados por um prego e colocados junto do mesmo, mas não em cima, se forem de tubo.11. Se a pedra bater nos vinte, e este ao saltar der uma cambalhota, mesmo que fique direito, também deverá contar quatro ou seis pontos, consoante ganhe ou não o ponto.
12. A pedra que tombar os vinte e ganhar o ponto, soma seis pontos.NOTA: Quando houver dúvidas na verificação do número quatro da alínea b) do número anterior, o júri resolverá a situação.a) Se houver coincidência de, algum dos membros do júri, fazer parte de alguma das equipas em causa será substituído por um dos presentes.
13. O jogo termina a favor da equipa que primeiro fizer quarenta pontos e passará à eliminatória seguinte a equipa que primeiro ganhar dois jogos.NOTA: No Fito não há empates.
14. A disputa na final será fiscalizada por quatro pessoas escolhidas de entre os presentes, duas por cada equipa, ficando uma em cada terreiro a proceder à contagem dos pontos em papel próprio e a verificar a legalidade da jogada, contando de um dos lados, o eleito por uma equipa e do outro o inverso (os jogadores podem ao fim de cada jogada pedir a contagem). Os contadores devem informar os jogadores da contagem de cada jogada.NOTA: Qualquer falha de que enferme o presente regulamento e se venha a verificar no decorrer do torneio será colmatada pelo júri.
Disciplina de: Área de Projecto
Elaborado por:
Cristiana Nº3
Márcia Nº10
Vanessa Nº 16
Vanessa nº17